quinta-feira, 24 de abril de 2008

Fobias

A Homofobia (aversão a homossexuais) é muito mais comum de se ver, principalmente pela Internet, mas a UOL vai contra essa maré. É o que indica o seu “menu interativo”, localizado na parte esquerda do site.


Como assim ter uma sessão especial para os gays e não ter uma para os heteros? Com isso de Homofobia e Heterofobia eu fiquei curioso (calma, leia até o final) e decidi pesquisar um pouco mais sobre fobias. Os resultados são ótimos.

A primeira que me chamou a atenção foi a Afobia, que é o medo de não ter fobias, mesmo que isso seja uma fobia. Entendeu? Nem eu. Afefobia é o medo de ser tocado. Uma boa desculpa, até mais convincente que aquela da dor de cabeça. “Hoje não amor, estou tão afefobica esta noite.” Descobri que sofria de Coulrofobia, que é o medo de palhaços, quando criança. Até hoje não entendo porque os pais continuam insistindo neles.

A Hemofobia, ao contrário do que parece, não é medo de emos, e sim de sangue. Mas deveria ter Emofobia, hm? Outra fobia muito boa é a Sarmassofobia, que é o medo de participar de jogos de sedução. Nem dê a idéia de um Strip Poker para pessoas assim. Achei válida a Sinofobia, o medo de chineses. Quem tem medo da sexta-feira 13 sofre de Parascavedecatriafobia.

Mas nenhuma, nenhuma mesmo, bate a Hipopotomonstrosesquipedaliofobia (quem conseguir ler de primeira sem errar nada ganhará um doce). A Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é o medo de palavras grandes. Imagino essa pessoa no médico: “Oi doutor, eu sofro de HipopotomonstrosesquAAAAAAAAAAAAAAHHH”.

Enfim, cada um com sua fobia.

5 comentários:

Natália disse...

“Oi doutor, eu sofro de HipopotomonstrosesquAAAAAAAAAAAAAAHHH”

Tive fobia dessa fobia o.o
Existe alguma fobia que represente o medo de ter medo? Deve ser a minha fobia.

Gabi disse...

Agora eu quero o meu doce :)

Natália disse...

cara, nem de longe concorri ao doce. esse tipo de palavra nem escrever eu consigo o_o'

Anônimo disse...

Há... consegui!

“Hoje não amor, estou tão afefobica esta noite.” essa oi ótima!

Anônimo disse...

a princípio pensei que fosee medo de hipopótomo, mas enfim, que sabor é o doce?