quinta-feira, 20 de março de 2008

'Pela Última Vez' desvendada

As músicas muitas vezes vão além do que parece estar na letra, mas ninguém saca os grandes pensamentos ou até as histórias inteiras que estão nas entrelinhas.

Esse caso acontece com uma música que toca na rádio, todo mundo já ouviu, mas que mesmo assim não entendem o significado da canção. Essa tal composição é a “Pela Última Vez”, do Nx Zero.

Pode parecer mais um Rock/Pop que tem todos os elementos pra fazer sucesso e por isso faz, mas ao contrário, é uma letra tão bem escrita que toda a ação é subjetiva, fora do que está sendo cantado.

Perceba:

Não eu não vou te deixar ir embora assim

Nada vai funcionar sem você aqui

Mas algo me diz "meu mundo vai cair em pedaços"

A primeira parte é bem direta e já dá logo pra perceber que se trata de uma garota que dá fora no cara. Mesmo assim ele tenta uma volta, mas sem muita chance.

E quanto aos nossos planos?

E todas as promessas?

Agora é muito tarde pra tentar me desculpar

Eu sei nada vai mudar mas tenho tanta coisa pra falar

Sobre você, sobre mim, sobre nós

Tente me ouvir agora

E pela última vez

E pela última vez eu

Quero que prometa

Todo o seu destino é meu

Ele lembra a dama sobre os planos que os dois mantinham e os bons momentos que passaram juntos (E quanto aos nossos planos?/E todas as promessas?/tenho tanta coisa pra falar/Sobre você, sobre mim, sobre nós), sabe que é tarde pra se desculpar, mas mesmo assim pede pela última vez que ela ouça ele, mas claro que a ex nem dá a mínima para o pobre rapaz.

Agora o mundo me deixa sem defesa

Todos me olham, mas realmente ninguém vê

Ninguém vê que estou sozinho, agora tenho que esquecer

Passado o conflito com a moça, ele liga o foda-se e sai para algum lugar, ver se descola alguém. Porém, como se nota, ele não arruma ninguém, se sente sozinho e tenta esquecer (Todos me olham, mas realmente ninguém vê/Ninguém vê que estou sozinho, agora tenho que esquecer), mas não consegue.

Você me deu muito mais do que palavras

Quando tudo não passava de ilusão

Eu nunca te agradeci por ser sempre assim

Como ele já pediu, mas os dois não voltaram e ainda por cima não conseguiu ficar com ninguém, agora é hora de partir para as ameaças. “Você me deu muito mais do que palavras” quer dizer exatamente o que sua mente suja está pensando, ela deu muito apoio pra ele, se é que você me entende.

Eu sei nada vai mudar mas tenho tanta coisa pra falar

Sobre você, sobre mim, sobre nós

E aí ele joga uma ironia, algo assim “Se você não quiser voltar, eu tenho muita coisa pra falar de todos nós”. Claro, um casal íntimo como deviam ser sabiam muita coisa um do outro e isso ligado ao fato que ela deu muita coisa pra ele, provavelmente até fotos devem ter desses momentos. Ou seja, ela dá uma ameaçada legal nela dizendo que se nada mudar ele sabe muito bem o que fazer com as informações que ele tem sobre ela, como colocar as fotos na internet e contar os podres dela pra todo mundo.

Tente me ouvir agora

E pela última vez

E pela última vez eu

Quero que prometa

Todo o seu destino é meu

E pela última vez

E pela última vez eu

Quero que prometa

Todo o seu destino é meu

E o meu destino é seu

Espere onde estiver

A nobre companheira estremece na base e logicamente aceita em voltar com o rapaz, esses “pela última vez” quer dizer que é a última chance que ele dá pra ela pensar e logo em seguida já vão se encontrar (Espere onde estiver).

Depois disso, na música em versão acústica, há alguns gemidos que para muitos são apenas jogos da voz pra dar mais sonoridade, no entanto isso está diretamente ligado a todo esse significado. Ela dava muito pra ele e logo na volta dos dois já dão aquela rapidinha pra comemorar.

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

Sem dúvida, totalmente amoral.

2 comentários:

Anônimo disse...

uahsuhasuhaushuashuhasuhasuhuashuhasuhasuashuhasusahuashuashuhsauhsuahushauhsauhuashuahsuh legal ;)

e viva Nx *.*

-Mah<3

Anônimo disse...

pô, já tinha pensado em algo parecido...