quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Nem na internet nada se cria

O velho clichê imortalizado por Chacrinha que na televisão nada se cria e tudo se copia pode ser aplicado sem nenhum cuidado na internet.
A facilidade em criar blogs, comunidades e textos por aqui é tão grande que em alguma hora um começa a copiar o outro e nos vemos sem mais nem menos num emaranhado de plágios e clones.

A televisão que é um meio popular e disputado, os caras tem que manter a média – tanto da audiência quanto das idéias – e assim assistimos o que assistimos: programas dominicais batidos, desenhos até às 3 da tarde e outras coisas manjadas que já enjoaram.
A Recópia Record tá virando craque nisso, mas não quer dizer que a toda poderosa Globo não o faça; Quem não se lembra daquela muito bem feita vinheta de fim de ano, onde os atores e artistas da casa fabricavam sagazmente o logo da emissora? Pois é, outra vinheta mais antiga, muito menos popular e sem frufrus detalhes é exibida até hoje no SBT e o tema, adivinhe, é a construção do logo do canal.

Veja a idéia original da construção que por sinal é costume do SBT



Agora perceba na maquiagem e no saudosismo que a Globo aplicou no conceito




Bom, eu não estaria falando sobre idéias estranhamente iguais aqui se uma idéia minha, sim, minha, que pensei sozinho não estivesse sendo a musa inspiradora de outra semelhante.
Pra quem não conhecia, o resumo da ópera é o seguinte: o blog antecessor do Whan! chama-se BOBtv e no fim do ano passado eu realizei entrevistas com grandes criadores de comunidades, tais como B!, C!, Bruno Dookie, Dona Chlires (in memorian) e Victor Ramos e postei lá. Atualmente a Orkut Pro-Manager, gerenciada pelo misterioso Senhor Parsons, mantém um site onde há a sessão “entrevistas” e lá ele pede aos criadores que queiram ser entrevistados que mandem um e-mail explicando o por que.
Pode parecer muita pretensão de minha parte, mas se eu não começasse com isso demoraria muito ou nem sequer alguém faria as entrevistas.

Então que fique avisado, entrevistas legítimas só aqui, e até Abril vários criadores passarão pelas nossas impetuosas perguntas. Aliás, quem você gostaria que fosse entrevistado?

4 comentários:

Anônimo disse...

Quero uma entrevista com o Senhor Parsons, é o menos conhecido dos criadores. E só ganhou fama depois de herdar as comunas da Mona Chlires(in memorian).

Anônimo disse...

Vocês vão fazer entrevistas de novo só por que o tal do Parsons aproveitou a idéia? Entrevistas são mais antigas que putas e comércio... cedo ou tarde isso iria acontecer, se é que não aconteceu.

O que o Professor Mássimo acha disso?

Anônimo disse...

Mas acho a idéia legal, pode inclusive passar as entrevistas antigas pra cá e fazer novas. Acho que o Parsons deveria ser o primeiro a ser entrevistado.

Felipe Esteves disse...

Anônimo, as novas entrevistas já iriam ser feitas, neste blog ou não.
Eu iria criar um post apenas dizendo sobre a vinheta do SBT e Globo, mas dei o gancho para falar das entrevistas.

Mas pense, os criadores existem no orkut desde sua criação e nunca fizeram entrevistas com eles, assim como nós.