quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Sem espaço no mundo?

Lembro de há pouco tempo ter ocorrido um jogo amistoso entre Brasil e Irlanda. A imprensa Irlandesa falou que seria o confronto do samba contra o rock, o estilo de música mais popular entre os dois países. Concordo que o samba é popular no Brasil, mas nosso país é muito mais do que isso. Não existe interesse do mundo no rock brasileiro? Ora, temos ótimas bandas de rock alternativo e até tão boas quanto famosas bandas inglesas, o palco do rock independente. Posso citas algumas mais conhecidas como Cachorro Grande, Moptop, Leela, Ludov. Outras mais recentes como Lipstick, Canastra, Vanguart (esta última, inclusive, canta algumas músicas em inglês).

Esse “preconceito” existe a principio dos próprios brasileiros. Damos preferência a bandas internacionais. “Lógico, são melhores”. Se você pensou assim, vamos fazer um trato? Ouça Moptop e Strokes (sim, Strokes! A banda que fez o rock de garagem voltar ao auge). As duas bandas seguem um mesmo estilo. Mas é neste ponto que entra aquela dúvida lógica estudantil: por que a repercussão mundial não é a mesma? As explicações são mais lógicas ainda. 1) qual a vantagem para o estrangeiro ouvir uma banda que toca um som parecido com o de muitas bandas da Europa ou dos EUA, mas em uma outra língua? 2) não há tanta divulgação de bandas brasileiras por lá (mesmo com o MySpace e o LastFm) 3) falta de interesse dos estrangeiros pela música brasileira.

Esse último item talvez seja um dos principais. Chegamos a conclusão que não há espaço no mundo para as bandas brasileiras? A banda Gram, na época em que fazia cover dos Beatles, tocou no Cavern Club, em Liverpool. Moptop e Vanguart têm algumas músicas em inglês. O que está faltando para o Brasil virar um padrão mundial do rock? Se eu soubesse venderia minha idéia, e não estaria escrevendo para o Blog. O fato é que o mundo não tem interesse pelo rock alternativo brasileiro. Nosso país resume-se a samba, funk e Cansei de Ser Sexy para o estrangeiro.

Acho que esse texto é inútil. Para um país onde a dança créu é a sensação do momento e o Bonde do Role é uma das bandas brasileiras de maior sucesso lá fora não se pode esperar muita coisa. Por enquanto temos que nos costumar com o samba sendo o sinônimo de Brasil.

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

1 comentários:

Anônimo disse...

Para um país onde a dança créu é a sensação do momento e o Bonde do Role é uma das bandas brasileiras de maior sucesso lá fora não se pode esperar muita coisa.
Falou tudo, Ethan.