sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Nomes e marcas de automóveis

O mundo das marcas é realmente incrível e o que pensamos ser apenas uma figura que serve para representar alguma empresa, na verdade tem uma filosofia ou história por trás, algumas bem interessantes:



Mercedes-Benz leva o nome 'Mercedes' por conta da filha de Emil Jellinek, dono da marca, e 'Benz' por conta da união ocorrida em 1926 com a empresa de motores Daimler-Benz. Já a estrela de três pontas representa a fabricação de motores para uso na terra, água e ares. 


A sigla BMW vem do criativíssimo 'Fábrica de Motores da Bavária' (Bayerische Motoren Werk) e a parte azul e branca do centro de sua logo representa a hélice de um avião, isso por que a empresa, quando foi criada na Alemanha em 1917, produzia motores para aviões. O primeiro carro a utilizar esse símbolo só veio em 1928. 


Fundada em 1910, Alfa Romeo leva esse nome pela junção da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca. Em seu símbolo há a bandeira com a cruz vermelha, brasão da cidade de Milão e pela serpente devorando um homem, símbolo da família real milanesa.


A história da Lamborghini é mais chatinha: seu nome e marca são por conta de seu fundador, Ferruccio Lamborghini, que adorava touradas.


A Ferrari, de Enzo Ferrari, tem como logo o cavalo empinando sobre o fundo amarelado por que Francesco Barraca, piloto italiano de caça morto na Segunda Guerra Mundial, usava em seu avião.

Na continuação, as duas marcas que menos criatividade tiveram: Mitsubish e Nissan.

Como exemplo de uma falta de criatividade japonesa, Nissan siginifica 'Indústria Japonesa' e em sua marca não há nada mais que esse nome.


Os três losangos representam diamantes, remetendo à preciosidade e resistência e, adivinhem, Mitsubishi siginifica 'três diamantes', em português.

Vi essa dica no Dukati, onde há outras histórias.

6 comentários:

Anônimo disse...

Nemli.

Milene Rolan disse...

Muito interessante!!!

Parabéns pelo conteúdo do BLOG!


Abraços Mi!

Milene Rolan disse...

Muito interessante!!!

Parabéns pelo conteúdo do BLOG!


Abraços Mi!

Milene Rolan disse...

Muito interessante!!!

Parabéns pelo conteúdo do BLOG!


Abraços Mi!

Anônimo disse...

Posso estar equivocado, mas acho que "Nissan" significa: Irmão

Anônimo disse...

Nee-san significa "irmão", não Nissan.