quinta-feira, 10 de abril de 2008

Entrevista - Sr. Parsons

Ainda jovem na arte de criar comunidades, Sr. Jaccottet Parsons tem a história mais incomum no mundo dos criadores. A grande maioria de suas comunidades foi herdada da antiga criadora Dona Chlires, que já não está no meio de nós. Após receber este ‘presente’, começou a criar seguindo o estilo da mestra, mantendo alguns fãs do antigo legado que o fora deixado.

Se você não o conhece, é uma ótima oportunidade para explorar novos horizontes.


Whan! - Você é um novo criador e herdou grande parte de seu acervo da finada Chlires. Você percebe certo preconceito das pessoas, já que suas criações não são a grande maioria de suas comunidades?


Senhor Parsons - Eu percebo um certo preconceito sim, mas eu já criei mais de 50 comunidades num estilo bem parecido com a da Dona Chlires. Aliás, é minha primeira vez neste mundo de criadores e as dicas que a Dona Chlires tem me dado em off tem valido bastante. Quando fui escolhido por ela pra tocar as comunidades tenho certeza que ela confiou em meu potencial e esse negócio do preconceito é apenas uma questão de tempo, mas eu não dou a mínima pra isso.



Whan! - Em qual momento você se solidarizou à Chlires e resolveu, além de cuidar das comunidades, também criá-las?


SP - Quando a Dona Chlires chegou em mim e perguntou se eu queria tomar conta das comunidades, confesso que fiquei assustado. Nunca vi um ser megalomaníaco (A Dona Chlires é homem, para quem caiu de pára-quedas) largar mão de mais de 550 comunidades de mão beijada, mas depois que assumi as comunidades aí eu entendi o motivo de tudo isso. Todo mundo sabe que todos sabiam a identidade verdadeira da Dona Chlires, acho que isso gerou problemas pra ele e é um porre ter que aturar algumas coisas dos fãs. Certo dia fui perseguido por duas loucas que devem ter a bunda quadrada de tanto que ficam na internet armando conspirações. Quando inventaram a morte da Dona Chlires, acho que foi o ponto final para o orkutcídio. Ninguém gosta de ter a vida invadida por uma brincadeira (de mau gosto) de orkut. Quando eu perguntei pra "ela" porque eu tinha sido o escolhido, recebi a resposta que foi mais ou menos essa: Você sabe escrever e é escroto, isso basta, mas quando eu quiser quero todas as comunidades de volta, além do direito de opinar sobre uma comunidade muito ruim que você tenha criado.



Whan! - Como atual dono da "Orkut Pro-Managers", o que você pensa sobre estes novos criadores que tentam de todo jeito conseguir um lugar ao sol, muitas vezes não conseguindo uma autenticidade plena?


SP -Vamos ser francos? Boa parte do que aparece lá é lixo puro, além de só ter maluco escrevendo porra nenhuma com porra nenhuma, a maioria dos grandes criadores nem dá as caras por ali. O que temos lá são apenas vaidades e penso seriamente em me livrar da comunidade e do site, que não serve pra nada. Porém, felizmente aparecem de tempos em tempos algum criador bom, caso do Muñoz Ortíz, um tal de Alexandre Rá e outros que não lembro. Eles são bons, mas tem muito o que melhorar. Inclua-me junto nisso.



Whan! - Qual sua opinião sobre os criadores mais famosos do orkut, aqueles que têm um humor mais non-sense, que angaria muito mais gente do que qualquer outro tema?


SP -Não tenho opinião formada sobre eles, mas gosto muito das comunidades do B!, do Matheus Leston e do Adonis Comelato. Cada um tem sua tribo e eu não tenho nada com isso. Tem gente que gosta de comunidades de tiopês e eu acho uma merda. Se não fosse a diversidade estaríamos perdidos.



Whan! - Ainda sobre comunidades non-sense ou de humor bobo, por que você acha que elas se difundem mais na rede do que as sérias, ainda que as maiores comunidades do orkut sejam as com temas mais sóbrios?


SP -A resposta é óbvia. O povo (ou povão) gosta de se divertir, os assuntos sérios ficam para depois e se for ver, dentro das comunidades de assunto sério o que é sério não é discutido tem é tempo, o que vemos é apenas "jogo do beijo", "jogo do pega". O orkut já FOI sério, hoje é apenas uma piada.



Whan! - Há quem afirme que você não passa de um novo perfil da Dona Chlires, sendo que seria muito difícil alguém largar um orkut tão popular facilmente. O que você tem a dizer sobre esta hipótese?


SP -É natural que pensem isso. Até eu pensaria se não fosse eu o herdeiro destas comunidades. Foi um dos primeiros casos que vi de pessoas megalomaníacas que entregaram tudo de mão beijada, embora eu tenha prometido devolver tudo quando fosse feito o pedido, mas quando eu herdei as comunidades, pensei que fosse herdar apenas as mesmas, mas acabei herdando os fãs (a maioria é retardada) e os problemas destes fãs. Aconteceu algumas vezes de eu ser ofendido e num caso pareci até ser vítima de chantagem. Por isso que agora entendo o fato da velha cuspideira ter ido embora. Deve ser um saco passar por isso todo dia e acho que ela tem coisas mais importantes pra fazer. Os erros que ela cometeu valeram tudo isso. Agora que ela passou o reinado pra mim, não vou repetir estes erros. A Dona Chlires era legal com os fãs, mas eu não sou com gente doida, apenas ignoro.



Whan! - Como você explicaria este fenômeno de que quase todos os criadores são perfis fakes, nunca mostrando o rosto?


SP -A resposta que dei acima é um exemplo. As pessoas têm maldade, as pessoas aprontam, têm rabo preso com alguém. Tem sempre alguém que não gosta de você e quer te foder, então quando descobrem a identidade real, vira festa do caqui. Ninguém quer se indispor com pessoas doidas e sem noção.



Whan! - Com este grandioso arsenal de comunidades, o que você pretende conquistar com elas?


SP -Não momento nada. Apesar de tudo é divertido criar comunidades, mas ainda conto com a ajuda em off da Dona Chlires e de outros três criadores. Se futuramente rolar um patrocínio, quero a minha fatia do bolo.



Whan! - Por seu um jovem criador fica difícil ver qual estilo de criacionismo você segue. Qual é o seu ramo neste meio criativo?


SP -Eu gosto de sacanear outras comunidades, a Dona Chlires começou com isso e é um ponto que adotei pra mim.



Whan! - Você acha que o orkut, como meio propagador de idéias, pode influenciar drasticamente pessoas que se deixam levar por comunidades ou até por opiniões impostas pelos criadores?


SP -Com certeza. Os fãs são facilmente manipuláveis, pelo menos em sua maioria, e boa parte sofre de áerose cerebral. Fica fácil.



Whan! - As utilizações das comunidades para anunciar produtos andam sendo a ilusão de muitos criadores, que esquecem que comunidade é a junção de pessoas com os mesmos gostos e não um outdoor para o mundo. Na sua concepção, as comunidades já banalizaram?


SP -Depende do que você quer dizer. Eu detesto tópicos de propagandas dentro das comunidades, aqueles spams são um pé no saco e tenho que reservar 20 minutos diariamente para apagá-los. Agora a propaganda contratada, no caso de comunidades do C!, Bruno Dookie e Dona Geo, acho totalmente válido eles ganharem dinheiro com isso. O mundo gira e temos que tirar proveito de nossas habilidades, mas não concordo que a comunidade seja poluída com propagandas.



Whan! - Dona Chlires quando resolveu "se aposentar" gerou certa polêmica entre seus fãs, por que para muitos ela já não era só uma personagem e sim uma pessoa real. Essas pessoas que elevam demais o ego de quem cria, ajudam alguns criadores a virarem certas 'celebridades' inalcançáveis na rede?


SP -Os fãs da Dona Chlires têm que aceitar, pois ela não apenas "se aposentou", ela se aposentou mesmo. O máximo que ela faz é me ajudar às vezes e por baixo dos panos. Ao meu ver a Dona Chlires cometeu um erro gravíssimo. Foi justamente o de dar corda pros fãs. Respondia todos os recados, mandava depoimentos, era sociável com todo mundo. Comigo essa ladainha não existe, tem recados que nem respondo e acho que ainda estou exagerando muito. Não existe celebridade no orkut, estamos todos na mesma linha da mediocridade e poucos se salvam dessa.



Whan! - Pra finalizar, o que o orkut mudou na sua vida?


SP -Sinceramente? Nada. Mesmo que uma possível fama possa cair em meus braços nunca vou querer me envolver com a fama ou os fãs, inclusive os da Dona Chlires.


***
Conheça o âmago do Sr. Parsons: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=7930362827502497430
Orkut Pro-Managers, a central de criadores: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=19616752
Site da Managers: http://br.geocities.com/opromanagers
Entrevista com dona Chlires, para você se situar: http://mundobobtv.blogspot.com/2007/09/entrevista-com-dona-chlires.html
***

Esta foi a última entrevista dessa segunda temporada apresentada aqui. Mas não se desespere, daqui a 2 meses repetiremos a dose com mais criadores; Aguarde.

0 comentários: